domingo, 22 de abril de 2012

5 dicas para seu esmalte durar mais

Usar seu esmalte favorito não adianta de nada se ele começar a descascar no dia seguinte da manicure, não é? E ter que ficar retocando as pontinhas também não é nada legal. Por isso, para fazê-lo durar mais, anote as dicas:

1 – Camadas de proteção e bem fininhas
Aposte em uma base fortalecedora, antes de esmaltar. Basta pincelar apenas uma mão que a unha ficará protegida, e ainda ajudará a fixar o esmalte. E nada de encharcar o pincel, isso vale para a base e para o esmalte que passar na sequência, ok?! O ideal é aplicar camadas bem fininhas para o esmalte não ficar com um visual grosseiro. Deixar o produto muito grosso aumenta as chances de descascar.

2 – Xô, imperfeições
Polir as unhas antes de passar o esmalte, usando uma esponjinha bem macia, disponível em lojas de cosméticos, é outro truque que prepara a área para receber o produto. Isso evita que, se elas estiverem descascando ou com alguma ondulação, o esmalte saia mais rápido. Além disso, limpar as unhas com álcool ou acetona, mesmo que elas estejam sem cor, ajuda a deixá-las mais limpas e sem oleosidade para que o produto fixe melhor.

3 – Escolha bem
Nem sempre o produto mais caro é o de melhor qualidade. O ideal é optar por marcas com tradição no mercado de beleza. Verifique se o fabricante é conhecido e se possui o registro no Ministério da Saúde, para não levar para casa um produto que pode fazer mal à saúde e com pouca durabilidade.
Outro detalhe: nada de passar esmalte velho! Não adianta ter dó de se desfazer de um vidrinho e correr o risco de desenvolver uma alergia ou ficar com aspecto ruim nas unhas. Lembre-se de verificar sempre a validade do produto.

4 – Blinde suas unhas
Depois de esmaltadas, finalize com um produto extrabrilho. Prefira o de secagem rápida, que também protege o esmalte por mais tempo. Pode até repassá-lo três ou quatro dias após fazer a unha para dar uma cara nova à cor.
Após pintadas, limpe bem os cantinhos e a pontinha das unhas, pois isso evita que elas descasquem antes do esperado. “Você pode retirar a ponta do esmalte com o dedo mesmo ou então com um palitinho, delicadamente.

5 – Deixe as unhas respirarem
Mesmo que ame usar esmalte, deixe as unhas por um tempo sem nada. Dois ou três dias antes de fazer a mão é ideal para que elas respirem. E prefira retirar o esmalte com removedor. A acetona resseca a unha. E, se ela estiver fraca, pode quebrar com mais facilidade ou descamar.

No dia a dia...
> Quando for à manicure, lembre-se de acertar o valor antes de fazer as unhas. Assim, não precisará pegar na bolsa ou na carteira o dinheiro e correr o risco de estragar o esmalte.
> Aplicar óleo secante depois de esmaltar lubrifica a superfície e evita que borre, caso esbarre sem querer em algum objeto assim que terminar de pintar.
> Nas tarefas domésticas, procure usar luvas ao lavar louça e evite mexer constantemente com água muito quente. Usar um creme específico para mãos também hidrata as cutículas. Aplicar óleo de cravo, vendido em lojas de cosméticos, é outro truque para nutrir as unhas. E nem pense em usá-las como ferramenta para abrir latas ou objetos que possam lascá-las ou quebrá-las, ok?

Beijos, Dani

Um comentário: